quarta-feira, 26 de junho de 2013


Quarta-feira, 26 de junho de 2013. O relógio marca exatamente 17h. É final de tarde. O Brasil disputa as semifinais da Copa das Confederações com o Uruguai. Enquanto isso, eu começo a escrever as primeira linhas desse blog - que vou encarar como uma espécie de agenda ou diário, mas com uma diferença: a ideia é justamente compartilhar essa nova fase de vida que corajosamente decidi aceitar. 

Todos nós sonhamos com o corpo ideal, com a medida certa, em vestir determinada roupa sem aquela pressão provocada pelo excesso de peso. Admiramos sempre a beleza dos outros, mas esquecemos que nós também podemos chegar lá. Primeiro, é necessário reconhecer que precisa. Isso é muito importante! Depois, é preciso querer mudar (então você já percorreu metade do caminho). Adiante, é preciso AGIR! E foi isso que me propus. 

Fui um bebê gordinho, na infância fui ficando mais magrinho. Quando adolescente, voltei a engordar. Na juventude, tenho alternado fases magras e gordas. No entanto, desta vez acredito ter chegado ao meu limite. A gente sente quando precisa parar ou ir adiante. Sente também quando precisa mudar. Não vou dizer aqui que me sinto infeliz por estar acima do peso, fora de forma. Mas não posso afirmar que vivo extremamente bem com tanto excesso de peso. A autoestima também depende de como está o nosso corpo. 

Sim, estamos falando esteticamente. Vivemos numa sociedade em que a aparência tem grande valor. Ouvimos dizer também que é o belo jardim quem atrai as borboletas. É importante estar em forma. Faz bem. Mas vem a questão principal: a saúde. Acabei de chegar da primeira consulta com a nutricionista e, após uma análise bastante detalhada do meu corpo, medidas, hábitos, enfim, é que você tem a real noção do porque precisa emagrecer. 

É um desafio! Não existem fórmulas mágicas. Elas até te ajudam num dado momento, mas emagrecer e manter o peso ideal não é tarefa para curto prazo. Por isso tanta gente - como eu - volta a engordar novamente. Só existe uma receita para o sucesso nestes casos: reeducação alimentar e prática de exercícios físicos. Bem, eu decidi encarar o desafio. E começo, a partir de hoje, a compartilhar com vocês a minha nova rotina de vida. Em busca da vida saudável. 

Sei que vou me expor bastante ao postar cada comentário por aqui. Mas, decidi fazer para que outras pessoas possam ter a mesma motivação. Vai também me ajudar a permanecer firme em meu propósito, pois sei que as cobranças serão ainda maiores, uma vez que muitos vão acompanhar, talvez até pessoas que de repente eu nem conheça. Mas essa é a intenção. Sejam bem-vindos às páginas da minha luta!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário