quinta-feira, 27 de junho de 2013

A nutricionista e a hora da verdade


A consulta estava marcada para as 14h30 de ontem, dia 26. Cheguei ao local com alguns minutos de antecedência. Uns quinze. Na hora exata, a nutricionista chegou. Nós já nos conhecíamos. Fui apresentado a ela por uma colega jornalista (muito querida!) que também é sua paciente e está bem magrinha e ainda mais bonita. Eu estava com o cartão da profissional há algum tempo, mas resistia em ligar. Afinal, eu não estava preparado para começar - e nem queria ir de qualquer jeito.

É muito importante saber aonde você quer chegar, ou então não chegará a lugar algum. Fui com roupas leves e folgadas, como ela havia pedido e pronto para responder a muitas perguntas. A consulta durou quase uma hora. Tive que contar tudo, desde o que costumo comer, o que não gosto, os horários em que me alimento e, é claro, as extravagâncias que costumo cometer. Depois da entrevista (eu era o entrevistado rsrs) chegou a hora da verdade: a hora das medidas!

Primeiro, eu me pesei. Depois, ela conferiu a minha altura, que é de 1,82m (faz tanto tempo que tenho essa altura que não consigo me lembrar quando tive 1,81m kkkk). Em seguida, medida por medida. O pior é conferir o percentual de massa magra e de gordura. Aperta um pouco; há momentos em que dói mesmo e em outros faz cócegas. Eu começava a rir e a nutricionista (que é jovem, mas muito competente) também não se controlava. 

"Pronto, pode se vestir e sentar". Foi o que eu fiz. Então ela revelou o quadro: eu estou pesando 112kg e meu peso ideal deve ser entre 85 e 90kg. Ou seja, preciso perder 22kg para sair do nível 1 de obesidade e eliminar o sobrepeso. Devo perder em média 4 ou 5 kg por mês, o que deve totalizar 5 meses de desafio, sempre monitorado por ela (já marcamos inclusive a data do meu retorno). Muita gente deve estar pensando: como ele é corajoso, falar que tá com esse peso todo... É verdade, é preciso coragem. Se você for sincero pra reconhecer que precisa melhorar, será honesto consigo mesmo durante o processo. 

Devo receber a minha dieta personalizada em até oito dias úteis. Enquanto isso, ela me passou uma lista com dicas do que devo ou não consumir até lá. Ou seja: já estou em processo de emagrecimento. Assim que saí da consulta, fui correndo comprar frutas, verduras e outros alimentos saudáveis. Também corri pra comprar um tênis novo pra academia (vida nova, tênis novo kkkk). Preciso agora começar a musculação, que é muito importante para chegar aonde quero. Darei notícias do início o mais breve possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário